www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Veja como foi os trabalhos na Câmara de Vereadores de Três Lagoas nesta terça (07)

Na sessão desta terça-feira (7), a pedido do presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, vereador Gilmar Garcia Tosta, a Mesa Diretora da Câmara autorizou técnicos, da Casa de Leis, a emitir parecer técnico sobre a prestação de contas do Executivo Municipal.

A Comissão recebeu a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2018 e busca respaldo para deliberar sobre a efetivação do orçamento, conforme requisitos definidos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual). A iniciativa é inédita, no Legislativo Municipal.

Gilmar justificou na Tribuna que assumiu tal postura, porque a Câmara tem a função de julgar as contas do Executivo e isso não vem sendo feito, de forma ágil. Não por falta de interesse dos vereadores, mas porque os técnicos do Tribunal de Contas demoram muito tempo para emitir tal parecer e encaminhar para todas as Câmaras do estado.

O pedido do parlamentar vai agilizar o trabalho dos integrantes da Comissão de Finanças. “Desta forma, de quatro em quatro meses, será possível analisar as contas do Executivo”, acrescentou Gilmar.

Projetos

Ainda durante a sessão desta terça-feira, foram apresentados três projetos de lei, todos encaminhados para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). São eles:

Projeto de lei nº 126 – Estabelece a composição do Conselho Municipal de Educação e dá outras providências;

Projeto de lei nº 18 – Institui a aplicação de testes de triagem do Autismo em todas as crianças que forem atendidas nas unidades básicas de saúde, de Três Lagoas;

Projeto de lei nº 19 – Dispõe sobre a responsabilidade pela coleta, transporte e disposição final, ambientalmente adequada, dos resíduos sólidos, produzidos pelos grandes geradores, na forma que especifica e da outras providências.

Uso da Tribuna

A sessão ainda teve a participação da professora e segunda suplente de senadora, Terezinha Bazé, ela usou a Tribuna, para fazer uma alusão e reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Bazé ressaltou a importância da data, o momento bastante conflitante, devido ao número de casos de violência contra mulher.

Terezinha ainda ponderou que é preciso cobrar dos governos ações, para que os números registrados deixam de fazer parte da realidade das mulheres.

Ela ainda falou do repúdio, do DEM Mulher, contra o projeto do senador Ângelo Coronel, que propôs a redução do percentual (de 30%, atualmente), mulheres entre candidatos que concorrem nas eleições.
“Nós mulheres, principalmente as que tem a veia política, queremos a participar da política, nos aliamos a entidades, pois consideramos que a cota de gênero, significa um avanço civilizatório, necessário”, frisou.
Ela ainda falou da participação, ainda muito pequena, das mulheres, nos cargos do Legislativo e Executivo, que é necessário, formar novas lideranças e ampliar a participação das mulheres, para reescrever a participação feminina, na política
“Combate e enfrentamento da violência é um papel desta Casa e dos governos”.

Terezinha Bazé pediu que se coloque as mulheres e seus direitos, nas pautas das prioridades, não permitindo que os números da violência contra a mulher representam a realidade mais mulheres.
Ela fez uma alerta para prestar atenção a números e atitudes, que muitas vezes, são machistas.
“Queremos uma igualdade, que respeite nossas diferenças, sensibilidades, crescimento pelos nossos estudos e profissão. A mulher que deixa a casa, para participar de uma jornada que nós dobramos”, frisou.
Nomes das representantes, na Câmara Federal e Senado foram citados por Terezinha Bazé. Ela ainda falou que gostaria de ver a Câmara de Três Lagoas meio a meio, em representatividade, de homens e mulheres.
Finalizando, ela agradeceu o espaço e a oportunidade de falar, na Tribuna.

Assessoria da CMTLS

Veja também

Meninos do Bela Vista é campeão em Copa Regional de Futebol em Castilho

admin

SEJUVEL recepciona equipes e organiza segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude

admin

Câmara de Três Lagoas aprova continuidade da Apae na administração da rodoviária

admin

Vereadores de Três Lagoas dão posse para aprovado em cargo de motorista

admin

Jogos Escolares da Juventude: SEJUVEL E FUNDESPORTE entregam premiação aos campeões de futsal em Três Lagoas

admin

Protetoras Três Lagoas fazem resgate dramático de dálmatas abandonados

admin