www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Vigilância Sanitária alerta população sobre consumo de produtos sem o SIM

A equipe de Vigilância Sanitária, Setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, alerta a população sobre os riscos da comercialização e consumo de produtos de origem animal que não possuem o selo de certificação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM.

É uma certificação “necessária para que o pequeno produtor possa comercializar seus produtos com segurança, dentro das normas da Saúde Pública, no âmbito de abrangência territorial do Município de Três Lagoas”, orientou o coordenador de Vigilância Sanitária, Christovam Tabox Bazan.

Para a comercialização em todo o Território Nacional, é necessário o SIF (Sistema de Inspeção Federal) e para comercialização dentro do Estado, é exigido o SIE (Sistema de Inspeção Estadual).

A emissão do certificado do SIM é competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA). Portanto, açougues, mercadinhos, supermercados e pequenos produtores rurais que produzem alimentos de origem animal, “são obrigados a possuir o SIM”, ressaltou Christovam.

“Por exemplo, linguiças, carnes temperadas e outros embutidos, manejados em açougues e comercializados aos consumidores devem também possuir o SIM”, orientou o coordenador de Vigilância Sanitária.

“Nossa equipe está intensificando as ações de fiscalização nesses estabelecimentos, para evitarmos problemas de saúde pública e garantias da qualidade dos produtos que são oferecidos à nossa população para consumo”, comentou Christovam.

Veja também

Três Lagoas ganha nova praça e restauração do Monumento Industrial

admin

Em Brasilândia, bairro receberá investimento mais de R$ 4 milhões em pavimentação e drenagem

admin

Mulher é mantida pelo marido em cárcere privado no Novo Oeste em Três Lagoas

admin

CRASE Coração de Mãe ganha sala de informática

admin

Em Três Lagoas| Após denúncia, jovem é preso com diversos produtos furtados

admin

Três Lagoas acumula 30 casos positivos de Gripe Influenza A

admin