Image default

WhatsApp será bloqueado para conter a greve dos caminhoneiros?

Um boato sobre uma atualização que inviabilizará o uso do WhatsApp se propaga em grupos no aplicativo. O motivo seria uma determinação do Governo Federal para dificultar a comunicação de participantes da greve dos caminhoneiros e tentar desarticular o movimento com essa restrição de comunicação.

A mensagem, em áudio, diz o seguinte:

“Pessoal, vou deixar essa mensagem aí. Bom dia. Se, porventura, aparecer aí para atualizar o WhatsApp de vocês, não o atualizem. Presidente deu ordem para bloquear o WhatsApp, entendeu? Por causa da greve aí que está acontecendo… a greve está tomando proporções, aí… enormes, entendeu? Já está afetando muita coisa, e o presidente mandou bloquear o WhatsApp. Então vai aparecer aí, atualizar o WhatsApp, vai ficar pensando que é para atualizar, vai bloquear o seu aplicativo. Beleza? Então, fica esse alerta aí… divulga esse áudio aí para deixar a população ciente aí… vamos todos contra esses safados aí…”

O WhatsApp já foi bloqueado pela justiça no passado porque a empresa se recusou a colaborar com investigações por meio do fornecimento de dados de conversas de suspeitos. No entanto, o aplicativo não será bloqueado no Brasil para conter a greve dos caminhoneiros. A empresa, que pertence ao Facebook, não trabalha junto a governos para evitar qualquer tipo de comunicação no app.

Com criptografia ponta a ponta, apenas remetente e destinatário podem ver o conteúdo das conversas–nem mesmo o WhatsApp pode decodificar o que é enviado no breve período em que o conteúdo passa por seus servidores antes de chegarem devidamente aos seus destinos.

O que pode acontecer em grandes aglomerações é uma falha de conexão com redes de operadoras de telefonia móvel, o que pode ocasionar a interrupção da internet 4G no smartphone.

Veja também

Atualização do WhatsApp permite responder mensagens em particular nos grupos

admin

Mídias sociais elevam depressão entre meninas, diz pesquisa

admin

Celulares piratas receberão mensagem de bloqueio a partir de hoje (7)

admin

Uso indevido de WhatsApp pode resultar em indenização e prisão

admin

Aneel vai lançar aplicativo para ajudar a entender a conta de luz

admin

Estudo mostra os trabalhos online que mais cresceram no último trimestre

admin

Em seu site oficial, Nikon anuncia fim das atividades no Brasil

admin

Netflix | Confira os lançamentos da semana (07/09 a 13/09)

admin

Vício no celular desde pequeno põe até a alfabetização em risco

admin